domingo, 31 de janeiro de 2010

Umas dúvidas.

Hoje combati a preguiça e finalmente fui à Igreja, onde eu nem me lembro da última vez que fui além da tradicional missa de Natal. A propósito, sou católica não-praticante e não sei dizer se tenho fé. Posso dizer que sou uma daqueles desgraçados que vêem Deus nas coisas boas da vida e se voltam contra ele nos momentos ruins, e considero isso um dos meus piores dos piores dos piores defeitos. Se eu quiser encontrar o meu amor e a minha verdade, tenho que combater isso o mais rápido possível.
Ainda há tempo para eu e o resto do mundo mudar e encontrar a sua Verdade, é claro. É isso o que eu tenho ouvido, lido e falado em todo lugar recentemente. Todos nós precisamos mudar, e as pessoas alguma hora vão tomando consciência disso, e vão mudando, vão evoluindo, nem que para isso tenhamos que viver e morrer muitas vezes [sim, sou adepta ao Espiritismo apesar de ser católica]. Até que um dia todos nós encontremos a Verdade e de fato tornaremos o mundo melhor, como Jesus e tantos outros queriam.
Só que eu estava pensando; quando isso irá acontecer? Vai acontecer? E mais do que isso, PODE acontecer? Sempre penso naquela frase que não gosto, mas até que faz sentido: 'se fosse fácil não teria graça'. O mundo não é facil, devido às lutas diárias de cada um. Essas lutas diárias vão acabar quando o mundo for um lugar melhor? Muitos esperam que sim...
Mas e quanto ao desafio? Se eu sou o que eu sou hoje, se aprendi tudo o que sei hoje, é por causa de cada leão que tive que matar, de cada escada que tive que subir, mesmo que tenha machucado meus calcanhares. As pessoas crescem quando erram e sofrem. Não que elas tenham que viver deprimidas, mas os desafios e lutas da vida são necessários, você não concorda? Se eu quiser comer, e não houver comida suficiente, eu não vou ter que tirar a comida de alguém?

Pensando bem, não. Estou lembrando do episódio bíblico 'o milagre dos pães'. É dividindo que iremos nos alimentar.

Sim, mas e as outras disputas? Disputas de emprego, por exemplo. As vagas são limitadas. Não temos que lutar por elas? Não temos que nos superar para merecê-las? E isso não nos constrói, ainda que não consigamos o emprego, para que mais tarde possamos conquistar algo maior com o que aprendemos com a derrota? Afinal 'Deus escreve certo em linhas tortas'...
O futuro 'de luz' que esperamos terá lugar para todos. Mas que lugar? Todos nós não queremos um lugar ao Sol, fama e dinheiro? E para isso não teremos que tirar o lugar dos outros?
Estou pensando e chego à conclusão de que não. A Verdade é que há sim lugar para todos e temos que nos encontrar. Você pode ser simples e pequeno, e ser feliz assim mesmo? Estou começando a acreditar que sim.
Ter uma vida pequena não é de todo ruim. É bom lutar para alcançar o que queremos, mas.. será que isso basta? Basta aspirarmos todo o conhecimento sobre sucesso e dinheiro para enfrentar o mundo lá fora e esquecermos de enfrentar a nós mesmos? Talvez seja por isso que as pessoas mais poderosas são as mais solitárias; elas aprenderam a Verdade que dita o mundo competitivo, mas não aprenderam, ou melhor, não descobriram a própria Verdade. Acho que é isso, afinal.
Eu preciso deixar de ser idiota e de torcer o nariz para aqueles que sabem a sua Verdade e se aceitam como são. Aí vou encontrar a minha Verdade. Seja ela pequena, média ou grande.
O problema é que ainda sou muito errônea, devido à minha mania de grandeza. Se bem que eu não sei nada da vida, portanto ainda posso sonhar com a grandeza e tentar chegar lá, nem que isso sirva para que eu aprenda que o meu lugar é de sonhos menores e mais proveitosos, afinal é tentando que nos encontramos. Mas não é tentar pelos outros, pelo que os outros são; é tentar por nós mesmos.

'well, they say the sky's the limit, and to me that's really true.
But, my friends, you haven't seen nothing! Just wait 'till I get through!'
("Bad")


P.S.: É por isso que eu gosto de escrever: chego com uma pergunta, uma intriga e vou escrevendo, escrevendo, até ver que a resposta mais plausível [e contraria, para minha surpresa] se encontra dentro de mim, pois eu já sei qual é ela, só falta encaixá-la na ideia certa. E quer saber? Isso é MÁGICO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário