quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O que era pra ser único...

Sabe, quando cito os personagens aqui, atualmente penso numa forma única para eles, ou seja, cada personagem corresponde a uma pessoa, de modo que não há dois tipos de Bento Santiago nem dois tipos de Escobar.
Mas ontem, quando estava conversando com um fantasma do meu passado, me lembrei que ainda havia outros Bentos e outros Escobares. Eu havia esquecido que a história de Dona Capitolina havia começado antes. E isso complica as coisas.
O que complicou foi na minha cabeça, pois no momento Bento Santiago é alguém tão sedutor quanto Escobar, que é tão frágil quanto Bento [como eu disse no título do post passado], o que faz com que os MEUS personagens sejam os mesmos, com faces diferentes. Bento Santiago não é uma pessoa, é uma ideia, aquele menino tímido e inseguro, e Escobar é a ideia sedutora e ilusoriamente perfeita. Duas ideias que se fundem numa só pessoa, o que é bastante engraçado [e nada a ver com a historia original de Machado de Assis], mas é a realidade, é para quem endereço as cartas que escrevo aqui ou à mão. A culpa não é minha se ele tem várias faces. Mas para falar a verdade, quem não tem? De Capitu, Bento, Escobar e louco, todo mundo tem um pouco!
Mas ontem foi engraçado. Esse 'fantasma do meu passado' era um Bento Santiago por inteiro, embora eu só tenha lhe endereçado UMA carta, e foi há muito tempo. Ele não tinha o seu lado Escobar, e nem estava interessada em saber se era. Eu não queria que ele fosse o personagem principal da minha história [embora eu ache que o Bento a quem endereço as cartas não seja digno de tanto falatório, mas o que eu posso fazer se penso tanto nele?].
Ontem ele perguntou:

'capitu ainda gosta de bentinho, ou escobar roubou o coração dela?'

Oh meu Deus, como eu havia esquecido dessa história! A Capitu era essa mesma sonsa, mas o Bento era diferente, nossa, completamente diferente. Para falar a verdade até mais puro e romântico. E Escobar... bem, Escobar era Escobar, o cara diferente de Bento por quem Capitu se atrai, e pobre Bento! Não eram a mesma pessoa, não era MESMO.
Pensando nessa ambiguidade e confusão, resolvi escrever sobre OS DOIS Bentos, como resposta, só para me divertir, e é claro, desviar a atenção da indireta chata que este estava dando... pobrezinho!


'Sinceridade? Capitu não sabe quem é Bento Santiago porque capitu não sabe nem quem ela realmente é. Escobar é uma invenção dela que Bentinho compartilha e acolhe, e não tem medo dele como deveria. Pode até ter medo, mas sabe que o seu lugar no coração de Capitu está guardado para sempre [se é que ela o sente bater, e quando sente, não sabe por quê]. Capitu é um grande erro, os Bentinhos são muitos, e Escobar é apenas um só: aquele que ela enxerga, ou melhor, quer enxergar. Portanto, bentinho não deve se preocupar com Escobar. Um dia ele finalmente irá embora, se despede pouco a pouco. Mas Bento Santiago não deveria considerar isso como uma garantia. Bento Santiago não pertence á Capitu. Bento pertence às letras, às leis, à teologia, à magia, ao teatro, às mulheres que são muito mais belas que ela. Ao mundo. É triste demais. Mas é a verdade.'


Nossa, isso é engraçado DEMAIS!
Mas também é preocupante. Os personagens se equivocaram por um momento, mas vocês não devem se preocupar com o Bento Santiago 'antigo', a quem eu dei essa resposta complicada [embora eu nao me referisse só a ele, mas sim ao Bento atual, a quem eu sabia que leria isso]. Ele será muito bem guardado sob outro nome, pois repito: Bento Santiago não é uma pessoa de fato, é uma ideia. Assim como, obviamente, Escobar também o é.
Quanto à Capitu... não descobri ainda. Eu sou tão falsa quanto ela e ela é tão cruel quanto eu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário